Shipley é sinônimo de boa moça. Nunca faz nada errado, tem uma boa relação com sua família e entrou para uma boa faculdade. Além de tudo, é linda, loura e, surpreendentemente, virgem. Decidida a se transformar, ela já chega ao campus da Dexter College com um maço de cigarros na bolsa, um chiclete na boca e na primeira noite conhece mais três calouros. De alguma maneira, eles acabam se um grupo nada homogêneo de amigos. Logo todos irão perceber que a faculdade é muito mais do que créditos e notas e que será preciso desrespeitar algumas regras para se divertir muito!
Resenha:
Com Louvor conta a história de Shipley, uma garota que vai para faculdade e quer reconstruir sua imagem, ela só quer se divertir, se enturmar, fazer bons amigos.
A Capa é linda, claramente quem está na capa é a Shipley, ela é uma personagem muito confusa, "sofre" por estar à sombra de seu irmão encrenqueiro e quer um novo começo, quer se divertir na faculdade, não quer ser a certinha que era no colégio e quer... Perder a virgindade com um cara da faculdade, mesmo que Shipley seja inicialmente muito certinha e pra chegar aos pés de Serena van der Woodsen deva trabalhar muito, não posso deixar de notar a semelhança entre elas.
O mais legal é que nessa história, característica de Cecily Von Ziegesar ela se concentra em vários pontos de vista, mesmo que Shipley seja a principal, podemos conhecer cada um dos personagens:
Eliza sua colega de quarto irritantemente invejosa que quer chamar atenção, mas ao longo da história pude me efetuar, ela se mostrou uma pessoa legal, apenas é o oposto de Shipley.
Tom um mauricinho que por muitas vezes me irritou e ao mesmo tempo me deixou encantada, Tom é um artista e mesmo que pra externar esse lado dele ele fique totalmente chapado, não pude deixar de gostar dele.
Nick é um hippie muito engraçado que tem um queda por Shipley (quem não tem? Ela é linda!) Nick é idealista, gostei dos rumos que ele teve na história.
E os irmãos Gatz, Tragedy e Adam (Jenny e Dan Humphrey) ...
Tragedy tem uma história de vida muito legal, mas não vou contar e Adam é o Dan Humphrey desse livro, pelo fato de ele gostar secretamente da Serena vulgo Shipley e algumas situações do livro...
Patrick o irmão desaparecido de Shipley dá um toque especial à trama, ele é um personagem que ao meu ver não vê sentido nas convenções da sociedade, quer fazer suas próprias regras e viver livre, da forma que escolheu. Pink Patrick é um personagem cativante, não pude deixar de me apaixonar por ele e por seu modo de vida, seja roubando ou caindo doente num hospital qualquer...Ou salvando a vida de alguém...
Com Louvor tem muitas semelhanças com Gossip Girl, mas o estranho é que não gostei tanto de Gossip Girl e realmente gostei de Com Louvor, e é impossível não ler e caçar as semelhanças entre os livros.
E mesmo em Gossip Girl temos esse jogo de realidade que gosto muito, posso dizer que Com Louvor é um Gossip Girl sem a Gossip Girl que atormenta a vida dos seus personagens.
Também tem o fato de não estarmos na brilhante New York, estamos no ambiente rural do Maine, SIM MAINE! O mais legal é que gostei dessa mistura. Adolescentes cheios de gás que vão se divertir num ambiente rural... Hit The Lights! a e é claro, estudar.
Mas devo avisar, mesmo sendo publicado pela Galera, um selo jovem-adulto, Com Louvor é um livro adulto, pra quem leu "O Apanhador no Campo de Centeio" livro de J. D. Salinger vai perceber que a autora se inspirou nesse livro, tanto que ele é citado na história algumas vezes. Volto a dizer, também não gosto de "O Apanhador no Campo de Centeio", mas gostei de Com Louvor.
Não é um livro indicado para todos, é um livro por muitas vezes monótono e complexo, não deve ser levado totalmente a sério, mesmo que seja muito parecido com a vida real, algumas coisas podem parecer insultantes pra quem faz faculdade e quer apenas estudar, por que aqui você verá universitários envolvidos em sexo e drogas, e estudo...Bom, eles sempre deixam de lado.
A personagem principal é uma...hã...Piranha. Sério, e principalmente no final do livro quis matar ela, também não consigo decidir se gostei ou não do final, não consigo decidir totalmente meus sentimentos por ela.
Tem tanta coisa que eu quero falar sobre esse livro, mas não posso, vocês devem conferir por si mesmos. E se curtem uma boa festa, e gostam da escrita da Cecily, tenho certeza que não vão se arrepender, mas lembrem-se que aqui não é Gossip Girl, mesmo com suas semelhanças, aqui é Com Louvor, um romance ADULTO, complexo e por vezes irritante.
Eu amei!
É uma história sobre amizade e descobertas...Uma obra literária fantástica que fará você indagar sobre a importância de algumas coisas na vida.
nota:4 de 5
Capas
Capas de Com Louvor
Quotes:
"Considerando a falta de rumo do mundo, parece que muitas pessoas fazem faculdade e saem dela sem realmente se indagar sobre quem são." - Prefácio, The insider's Guide to the Colleges, 1992
"Ela não era tão virtuosa, nem tão leal ou discreta. Não era menina boazinha... Ela não sabia quem era ou no que estava se transformando..." - pág. 295
“Gossip Girl vai para a universidade nesta sátira ácida” — Publishers Weekly
“Em muitos aspectos, é ainda melhor que Gossip Girl” — bookreporter.com
“Os conflitos ganham força com o humor afiado característico da autora.” — Seventeen
Informações:
Título do livro: Com Louvor
Titulo original: Cum Laude
Autora: Cecily Von Ziegesar
Editora: Galera Record
Páginas: 320