quarta-feira, 18 de maio de 2011

Resenha do livro Heresia


Informações:

Título Nacional: Heresia
Autor: S. J. Parris
Páginas: 360
Editora: Arqueiro
Nota: 8
 

Sinopse:

Inglaterra, 1583: o país enfrenta um período conturbado, marcado por conspirações para derrubar a rainha Elizabeth, que é protestante. Muitos de seus súditos estão insatisfeitos com o governo e anseiam pelo retorno do país à religião católica. Em meio a esse clima de conflitos religiosos, o monge italiano Giordano Bruno chega a Londres, tentando escapar da Inquisição, que o acusou de heresia por sua crença num Universo heliocêntrico. O filósofo, cientista e estudioso de magia logo é recrutado pelo chefe do serviço de espionagem real e enviado a Oxford. 

Oficialmente, ele vai participar de um debate sobre as teorias de Copérnico, mas, em sigilo, deve se infiltrar na rede clandestina dos católicos e descobrir o que puder sobre um complô para derrubar a rainha. No entanto, quando um dos membros mais antigos de Oxford é brutalmente assassinado, a missão secreta do filósofo é desviada de seu curso. Enquanto ele tenta desvendar o crime, outro homem é morto e Giordano Bruno se vê envolvido numa sinistra perseguição. Alguém parece estar determinado a executar uma sofisticada vingança em nome da religião. Mas, afinal, de qual religião? 

À procura de pistas, o monge percorre os labirintos da biblioteca de Oxford e visita tabernas infames e livrarias misteriosas fora dos muros da universidade, chegando a lugares que ele nunca soube que existiam e fazendo descobertas que poderiam ameaçar a estabilidade da Inglaterra. Envolvido em uma rede de intrigas e traição, ele percebe que às vezes nem mesmo os mais sábios conseguem discernir a verdade da heresia. Alguns, no entanto, estão dispostos a matar para defender suas crenças. Baseado em fatos reais da vida de Giordano Bruno, Heresia exigiu uma pesquisa minuciosa da autora, que investigou a fundo a trajetória do monge e o contexto político e religioso da época em que ele viveu. O resultado é um suspense histórico repleto de reviravoltas surpreendentes.


Resenha:


Heresia é um livro maravilhoso.

Recebi “Heresia” de cortesia da editora Arqueiro, e como parte da parceria eu poderia escolher até dois livros ao mês. Pois bem, escolhi Heresia e A Traição (em breve resenha), Heresia fui a esmo, eu só havia lido a sinopse e resolvi pedi-lo, pois amei a capa (risos) – escolho livros pela capa também – e me surpreendi.


Heresia me faz lembrar os livros de Dan Brown, com suas tramas religiosas e reviravoltas absurdamente plausíveis.


O livro é tão bom, tem personagens marcantes e de personalidade devidamente trabalhada, é um deleite.


A melhor parte é que a HISTORIA é contada em primeira pessoa! Sim, não é que primeira pessoa seja minha leitura favorita, mas sim por que Giordano Bruno é real, ele realmente existiu. É de fato uma trama incrível, se colocar no lugar de um personagem histórico com tantas aspirações...


Giordano é um herege fugitivo da inquisição e chega a Londres a convite do chefe do serviço secreto.

No começo do livro achei que a historia se basearia na busca de Giordano por um antigo e poderoso livro que mais parecia ser lenda, mas me deparei com uma trama bem mais elaborada e assustadora...


Uma pessoa é assassinada e a morte condiz com um sacrifício descrito no livro de Foxe – livro dos mártires – e isso não passa despercebido, Bruno, ou Dr.Bruno como é chamado começa sua investigação.

O pior é que o assassino só é revelado nas ultimas paginas, até então todos são suspeitos, todos dentro e fora de Oxford, pois em meio a tantas duvidas e segredos muita coisa é revelada.


Destaque para dois personagens suspeitos e apaixonantes:


*Sophia Underhill – Uma garota forte e que, como todas as bookaholics ADORA ler, ela é filha do diretor e é um tanto mimada, mas mesmo assim me encantei com a sua força, fora o fato de ela mostrar que não pode ser subestimada...


*Gabriel Norris – Mimado e superficial, ou ao menos é o que aparenta, mas tem um papel interessante na trama.


Gostei do modo como a escritora manteve a trama verdadeira.
Imagino como deve ter dado trabalho fazer toda aquela pesquisa detalhada, e isso deve ser levado muita em conta.


Existem partes – muitas partes – realmente desnecessárias e cansativas, a autora fez uma grande trama, mas a descrição me deixou um pouco irritada, mas devo destacar o fato de que a descrição me ajudou a imaginar cada pedacinho do texto, mas que é cansativo é.


O final é incrível, me lembrou do clima dos livros de Agatha Christie.

Heresia é o primeiro livro da serie “Giordano Bruno”, o segundo se chama “Profecia”, mal posso esperar pra lê-lo.

Devo acrescentar que Heresia é o livro mais cheiroso de todos os tempos.

A Editora fez um excelente trabalho gráfico, espero que quando lançarem o segundo livro não se esqueçam de manter o formato exato do primeiro, tenho certeza que a capa do livro será tão excelente quanto o de Heresia e que essa série será um grande best-seller. O trabalho de revisão da obra foi excepcional, pois não encontrei um único erro ortográfico, e olha que sempre presto muita atenção a esses detalhes, e não é por que a editora é parceira que digo isso,digo,pois quem adquirir a obra poderá comprovar por si próprio a veracidade de minhas palavras, o livro é excelente.

Teorias conspiratórias, Copérnico, ciência, mistério e disputas religiosas... Tudo isso em um único livro.


Uma ótima leitura.


Por Babi Ever

22 comentários:

J.F Silva disse...

Deve ser bom mesmo - mas não faz meu perfil de livro =(

Paulinha (Louca por Romance) disse...

sabe que esse livro já entrou na minha lista há muuuuuuuuuito tempo atrás, né? pq tu tava lendo e dizendo que era bom!!!

com a resenha, só fiquei com mais vontade ^^

Regiane Cristina S. disse...

Eu estou doida para ler esse livro. Desde que li a sinopse, pois sou totalmente apaixonada por esse tipo de contexto.

Apesar de você dizer que a leitura é meio cansativa, eu sou capaz de gostar, pois adoro narrações detalhadas e ricas, pois assim eu consigo vizualizar tudo com muita clareza. Consigo me imaginar nos cenários, além de parecer participar da história.

Que bom que gostou do livro, tenho quase certeza que também irá me agradar, e muito.

A capa é realmente linda!!!! Espero também que a Arqueiro mantenha o mesmo padrão!

Parabéns pela resenha!

Beijinhos

Ler e Almejar

Renata disse...

Oi Babi!!!
Estou doida para ler esse livro.
Parece ser muito legal.
Depois de vc escrever que lembrou Dan Brow, fiquei mais ansiosa ainda. Adoro Dan.
beijos

Caçadora de Livros disse...

OO
OMG
Suspense
Sacrífio
Dan como exemplo
EU QUERO LERRRRRRRRR

Mariane Oliveira disse...

Nossa! Adorei essa resenha, deve ser linda a história... ainda mais com suspense, adoro isso. Espero que sorteie ele, rs.
Beijos.

Raphaela disse...

Olha, eu nunca tinha ouvido falar do livro mas vc faloui tão bem que eu estou super curiosa, principalmente por que você citou autores que são realmente magnificos: Dan Brwon e Agatha Crhistie!!

Adorei o enredo, adoro ficar pensando quem matou quem, quem está fazendo o quê, quem é culpado! Tenho que falar que eu gostei tbm de algumas coisas que você citou como, partes que a autora deixou a desejar, mas principalmente a capacidade da editora em fazer uma boa edição, por que pra mim é ESSENCIAL isso. Um texto sem erros de digitação, com uma fonte agradavel, completamente arrumado faz jus a um bom livro. Depois quq eue passei a ter o meu blog literario, confesso que fiquei mais critica com relação a esses topicos. Se tem todo uma historia original, que conseguiu te prender a ponto de você falar tbm, com certeza é um livro que vale a pena ler!

Parabens a autora e a editora, pela publicação.

Bjo:*

Raphaela
Equalize da Leitura
@EqualizeLeitura

Pah disse...

Quero muito ler esse livro, tudo que remete ao Dan Brown já me faz ficar curiosa!

Vou colocá-lo na minha lista de leitura, que por sinal só cresce! ahauhauh

Beijokas

Livros & Fuxicos

Vanessa disse...

Estou com esse livro aqui pra ler e estou louca por ele já, mas tenho que esperar um pouquinho mais UAHSUAHUS Adorei sua resenha, só me deixou com mais vontade de ler.

Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing

jenniferdlegal disse...

Nao faz muito o meu estilo, mas parece ser interessante!

Sw e Su disse...

Amo misério, suspense!!!! É mara!
Bjinhos

@Bempramente
http://bempramente.blogspot.com/
@swannx
Swan *-*

Tarsila Rodrigues disse...

Parece tão legal pelo que você falou da trama, e dos personagens suspeitos...
Não li nada de Dan Brown, mas sou fã da Agatha!
Livro cheiroso! *______*
Que bom que não tem erro! =)

Kathy disse...

Adorei o livro! Eu também quero! @KATHYKRISTINE email://kathy.kristine@gmail.com

Fábio Siebra disse...

Babi

Apesar deu ser adepto (atualmente) de não comprar livro pela capa,concordo contigo essa está legalzinha.
Pela sinopse,resenha e também pelo primeiro capitulo parece ser bem interessante a estória.
Deu vontande de lê - lo

Um Abraço

Mariane Oliveira disse...

Eu gostei, dá um ar de mistério para as pessoas que não leram, suspense e aventura... Adoro livros assim, me deixou com vontade de ler!
Parabéns pelo blog Babi! Sucesso...
beijos,
@ItsMari___

Iansey Murilo disse...

Bom, esse também seria um livro que compraria pela capa muito Tensa e intrigante. E quanto a historia, adoro mistério me deixa alucinado fazendo me devorar o livro. Parabéns pela resenha!
@Ianseymurilo
http://pensamentosquevaoevem.blogspot.com/

Rachel Lima disse...

Eu estou doiiiida para ler este livro, sério. Desde o nome, a capa e até a sinopse eu estou encantada. Tudo parece ótimo, o meu tipo de leitura. A capa é incrível, compro o livro por ela facinho facinho, hahaha. Não sabia que era um personagem real. Parece ótimo, adoro narrações em primeira pessoa. *-* Ótima resenha, :*

Rachel Lima - @chel_lima
http://etcoetra.blog.br

A Guardiã disse...

Estou super curiosa para ler!!

Cassia disse...

Heresia parece ser sensacional conheci o livro através de marcadores que peguei na saraiva e quero muito ler ele

http://aleitoracassia.blogspot.com/

Miriam disse...

Linda resenha, já estou ansiosa por esta promoção..rsrs
Vou ficar na minha torcida e acompanhar o Blog. Bjos!

Francyelly Moura disse...

Acho que só lendo o livro pra entender realmente a história, mesmo assim a resenha ficou bem legal! O que mais me chamou a atenção foi, também, a capa *-* Já que você disse que lembra as tramas do Dan Brown fiquei curiosa, porque já conferi e firei grande fã! Tem mesmo tudo pra se tornar um best seller... Quem sabe leio algum dia :D

Beijos

Fernanda Soares disse...

Sério, eu sempre esperei por um livro desse tipo. Adoro livros que envolvem História, Igreja Católica e "Santa" Inquisição.

Esse livro é a minha perdição, rs

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.