sábado, 6 de agosto de 2011

Papo de Blogueiros: Marina Moura


Olá leitores, hoje trago pra vocês uma super entrevista com a blogueira Marina Moura dona do blog Minha Vida Por Um Livro que é um dos meus blogs literários favoritos. A Marina, ou Nina, é uma pessoa totalmente adorável, super receptiva e educada, fico muito grata por conhecê-la e agora, vocês poderão conferir um pouco sobre ela...


* Olá Marina, primeiramente, antes de tudo fale um pouco sobre você.
Essa é a parte que eu temo. Falar sobre livros,ok,mas falar sobre mim? Vou tentar. Sou a Marina Moura,autora do blog Minha vida por um Livro e eu assumo,sou viciada em livros. Não de uma forma boa e saudável,de um jeito completamente desvairado. Sinceramente,se eu não estou segurando um livro,sinto como se estivesse incompleta. 

* Quando e por que você decidiu se dedicar a um blog literário?
Eu sempre gostei de falar sobre os livros e meus personagens favoritos. Graças ao incentivo da minha irmã,resolvi criar o blog pelo simples prazer de escrever sobre o que amo. 

* Conte um pouco sobre o seu dia-a-dia, o que costuma fazer quando não está lendo ou blogando.
Eu gosto de caminhar de manhã bem cedo, ouvir música pelo menos durante uma hora do dia(Janes Joplen,Beatles,The Fray,Kings of Leon) . Trabalho com eventos (firma de família) e curso Jornalismo. Mas,mesmo quando estou me deslocando para os lugares,carro,ônibus,fila de banco...Sempre estou lendo. rsrs

* Cite alguns de seus autores favoritos e o por que.
Agatha Christie por ter me viciado em livros policiais. J.K Rowling por ter me viciado em fantasia. Nora Roberts por ter me viciado em romances. Sidney Sheldon por ter me viciado em suspense. Emily Brontë por ter me viciado em dramas sombrios. Stephanie Meyer e Anne Rice por ter me viciado em vampiros(sejam eles do tipo que brilham ou não). Vinícius de Moraes e Pablo Neruda,pelos poemas em prosa e verso.
Enfim. Os escritores que me acompanharam no início da minha vida de leitora.

* Você é eclética, literáriamente falando?
Sou. Gosto de tudo um pouco. Pode ver que a lista de autores acima é bem diversificada. Só não curto os livros de auto-ajuda.

* Quais as suas series literárias favoritas?
Harry Potter. Instrumentos Mortais. Beautiful Creatures. Trilogia do Sonho(Nora Roberts). Interligados.Percy Jackson. Vampire Academy. Dark Visions(L.J.Smith).A Floresta de Mãos e Dentes. Perfect Chemistry. E muitas outras.

* A pergunta que não quer calar: como você consegue ler tantos livros em tão pouco tempo, a meta do pessoal é 100 livros em um ano e a sua é 200, quanto tempo você se dedica a leitura e tudo o mais?
Vou dizer hein? Eu passo fácil dos 200 livros. Eu sempre li muito. E leio rápido praticamente desde que aprendi a ler. Talvez eu deva cronometrar os minutos e páginas que leio,mesmo assim não saberia como responder. Minha teoria é que quanto mais você lê,mais sua mente fica “afiada”. É como um matemático que faz equações assustadores em minutos. Enfim,meu rendimento escolar nunca caiu porque eu lia,e ainda consigo manter esse padrão. O dia que isso se tornar um problema não sei o que vou fazer,sinceramente,por que eu preciso ler. Graças a Deus minha família e amigos compreendem isso e até se divertem.

* O que você acha do pessoal que cria blog literário na expectativa de ganhar livros "de graça"?De fato nada é "de graça", mas me fale seu ponto de vista sobre o assunto.
Bem. Não vou ser hipócrita e dizer que não é legal ganhar livros. O problema é que esses livros são para serem resenhados(;) É aí que os blogs mercenários acabam indo por água baixo. Eles não duram. Um site/blog exige tempo,esforço,dinheiro(sim,e não é pouco),dedicação com os leitores,enfim.É um trabalho. E pessoas que gostam das coisas fáceis não ficam muito tempo resenhando livros. Não mesmo. Por que não é fácil sentar e escrever,por mais incrível que isso pareça. Não se você quer oferecer um conteúdo decente.
* A Sua coluna de entrevistas é muito boa, é, fora a coluna de resenhas, a minha favorita, qual foi a sua primeira entrevista com um autor internacional e como você consegue contactá-los?
Eu entro em contato por e-mails disponíveis nos sites dos autores. A autora mais difícil de contatar até hoje foi a Lauren Oliver,eu praticamente virei stalker dela no facebook.rsrs Minha primeira entrevista foi com a autora Kimberly Derting,autora da série “The Body Finder”,que será publicada por aqui pela editora Intrínseca.

A parte mais difícil de fazer entrevistas não está em consegui-las. Os autores são,em sua maioria,simpáticos. O mais complicado é formular as perguntas.

* Qual o papel de um blogueiro literário , em sua opinião?
Gostar de ler e conhecer livros. Rsrs Pode parecer engraçado eu falar uma coisa tão óbvia, mas a verdade é que alguns blogueiros não sabem do que estão falando. Ser honesto em sua opinião(mesmo que tenha recebido o livro de uma editora),ajudar pessoas que ainda não descobriram a leitura. E é claro,criar um laço de amizade com outros blogueiros e leitores. Mais legal que receber livros é fazer amigos. E eu fiz muitos.

* Quando você começou a ler em inglês?
Comecei a ler na adolescência. No início tinha muitas dúvidas e só lia em companhia do meu Michaellis. Li TwilightHarry Potter.Com quinze,dezesseis anos eu comecei a ler os livros mais maduros. 
* Você acha que é mais lucro, digo, pra quem lê em inglês, comprar livros  que foram traduzidos aqui (exemplo: a série PLL que custa em torno de 32,90 em PT e 18,00 em inglês paperback) ou comprar o original?

Comprar em inglês sai mais em conta. Infelizmente os preços aqui no Brasil são salgados. Já no caso de lançamentos,gosto sempre de ter as duas versões. 

* O que você acha do grande numero de blogs literários que surgiram ultimamente?Isso atrapalha?Há a concorrência e falta qualidade?
Ao contrário de alguns blogueiros,acho isso super saudável. Novidade é bom,eu era novata também,então Sejam bem vindos,basta que estejam cientes de que vão trabalhar. Concorrência não é algo que blogueiros deveriam levar em conta,especialmente por que é a parceria que criamos que nos ajuda a divulgar nosso trabalho. Não gosto de picuinha, implicância  e nariz em pé. Não tenho paciência para tolice. Como diria minha bisa, se virar do avesso é todo mundo igual. 
Sobre a falta de qualidade...Existe sim. Nem sempre em blogs pequenos e desconhecidos. Contudo,graças aos revolucionários,nós brasileiros temos o direito de clicar em sair. Não vou ficar apontando o dedo,cada um frequenta o blog quem quer.

* O que achou das minhas perguntinhas (risos)?
Adorei suas perguntas,Babi. Nem todas foram fáceis de responder, mas fui sincera. E isso é o que importa.

* Deixe sua dica para quem quem está começando nesse mundo de blogs e seus contatos
Acho que não estou gabaritada para dar conselho. Meu blog não é conhecido, nem nada do tipo. No entanto, se você está começando agora e ficou intimidado pela quantidade de blogs por aí, ou por aquele blog com mais 5.000 seguidores... Calma. Ninguém conquista nada de uma hora para outra. Faça o seu melhor e não perca de vista o real motivo de estarmos todos aqui. Somos freaks,geeks viciados em livros.


0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.