sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Os filhos pródigos de Stephenie Meyer


Stephenie Meyer escreveu a saga Crepúsculo (twilight). Por volta de 2005 o primeiro livro “Twilight” foi lançado. Daí em diante foram lançados os outros três “New Moon” (lua nova) “Eclipse” (eclipse) e o ultimo “Breaking Dawn” (amanhecer), em 2010 foi lançado no Brasil o Livro “ A breve segunda vida de Bree Tanner - Uma historia de eclipse”.

Fora da saga, Stephenie escreveu o livro “A Hospedeira” que como ela mesma definiu é ficção cientifica que não parece ficção cientifica.

Não preciso nem falar que Twilight dominou o mundo. Talvez o maior fenômeno literário desde Harry Potter.Stephenie está para os vampiros como J.K.Rowling está para os bruxos.

Stephenie criou uma verdadeira compulsão por seres das trevas...Ela tornou os vampiros,que antes eram feios e cruéis,belos e bondosos.Tornou o “Amor e Sangue” uma febre,que deu a outros escritores um tema quente para escrever.Um tema ao qual sendo bem usado abriria as portas para escritores como Claudia Gray,Richelle Mead,Charlaine Harris,J.R.Ward e outros...

Livros vampiricos escritos depois de 2006 são em grande parte inspirados nos livros de Meyer, pode apostar.

Muitos dos fãs de Meyer hoje em dia são fãs de tal autor e tal saga que é “Mil vezes melhor que Twilight”. Sinto-me mal com a falta de memória que o povo tem, nem lembram que se a Meyer não tivesse escrito a Saga, talvez não tivéssemos nem um material comparativo, talvez se Meyer tivesse ignorado seus sonhos não teríamos “Academia de Vampiros” de Richelle Mead para achar melhor que Twilight, nem comparações sem fundamento.

Eu amo a AV,amo mesmo,adoro a Rose que é uma das personagens com mais personalidade que já li,mas é ignorância fazer uma comparação,pois devemos lembra que Twilight partiu de uma idéia original,não abordada antes.Sim,tem “Diários do Vampiro” de L.J Smith que foi escrito bem antes de Twilight em 1990,mas a idéia que Meyer teve é bem diferente de Diários do Vampiro,em DV temos uma cidade mística,bruxas e irmãos(vampiros) gatos.Em Crepúsculo temos uma mocinha feia e sem atrativos e um Edward (vampirão) Cullen que é a personificação da beleza,outra diferença é que Meyer escreve na primeira pessoa,ou seja é a personagem que conta a estória,mas L.J Smith escreve na terceira pessoa,ou seja a estória é narrada de forma impessoal por um autor fora da estória.Podemos então afirmar que Meyer teve uma idéia original,pois alem da diferenças nas historias temos a diferença do tempo pois de 1990 até 2005 tem mais de 10 anos,o que não quer dizer que não podemos nos inspirar em historias mais antigas,mas dou este exemplo pois por pura conveniência depois que Twilight virou febre só o que vejo são livros de vampiros,não só de vampiros,anjos,lobisomens,demônios,fantasmas...Todos variações de Amor e Sangue estórias de amor proibido etc...

Então, antes de começar com comparações sem fundamento, lembre que Meyer é o motivo de haver algum material vampirico para comparação.


Por: Babi Ever


Gostou deste texto?Teremos muitos mais, espero sugestões de todos vocês, pois aqui você é a tinta do meu pincel!

Mini Resenha: Cabeça de Vento (Meg Cabot)



Informações:


Titulo: Cabeça de Vento

Titulo original: Airhead

Autora: Meg Cabot

Editora: Galera Record

Gênero: Juvenil/Adulto (YA)

Nota: 9

Numero de páginas:320


Sobre a autora: Meg Cabot já morou em Indiana, na Califórnia e na França. Trabalhou como ilustradora e usou o pseudônimo Jenny Carroll para escrever a série A Mediadora. É autora da série O Diário da Princesa e de livros como Sorte ou azar? e Como ser popular, todos publicados pela Galera Record. Atualmente divide seu tempo entre Key West, na Flórida, e Nova York, com seu marido e uma gata de um olho só chamada Henrietta.

Sinopse:

Ninguém liga para o que há por dentro.

EM WATTS SE FOI.

Emerson Watts nem mesmo queria ir à grande inauguração da nova Soho Stark Megastore. Mas alguém precisava cuidar de sua irmã Frida, cuja paixão, o galã inglês Gabriel Luna, estaria cantando e dando autógrafos – juntamente com o recém-nomeado “Rosto da Vez”, a modelo adolescente sensação Nikki Howard.

Como Em ia saber que um desastre a atingiria, mudando-a – e a vida como ela conhecia - para sempre?

Um desastroso acidente depois, e Em Watts, sempre a menina moleca, nunca a princesa festeira, não é mais ela mesma. Literalmente.

Agora, fazer com que seu melhor amigo Christopher note que ela é, na verdade, uma garota é o menor dos problemas de Em.

Mas o que Em tinha certeza de que ela nunca seria capaz de aceitar, pode ser aquilo que vai transformar seu sonho em realidade.

NIKKI HOWARD VEIO PARA FICAR.

O que há por fora que importa.


Mini Resenha:

“Cabeça de Vento” foi um dos últimos livros que li da Meg Cabot e é o meu favorito... Eu ri, chorei e refleti. Cabeça de vento não é só uma historia sobre uma modelo superficial, é uma historia sobre uma garota que tem de fingir ser superficial, sobre uma garota que tem de aprender o que Nikki fez durante a vida inteira:ser modelo, mas Em não é nem um pouco vazia e cabeça de vento ela é uma garota profunda que é o extremo oposto ao que Nikki Howard representa, mas neste livro ela veste a casca de Nikki e tenta da melhor forma possível se passar por ela.

Neste livro Em entra na vida V.I.P que Nikki levava descobre os segredos mais profundos e é obrigada a viver a vida dela.

(spoiler)Em salva a vida de Nikki e é a partir deste momento que tudo muda.Pois Nikki morre,ou melhor o cérebro da Nikki morre e Em é introduzida no corpo de Nikki,o corpo de Em morre.Eu sei,é bem confuso,mas é bem divertido.

Enfim... Cabeça de vento é um livro maravilhoso. Divertido, atual e profundo. Vale a pena conferir.

Eu que adoro ficção cientifica amei este livro.A Meg Conseguiu me fazer chorar em um livro cheio de cenas hilárias...Chorei bem no final do livro.Do jeitinho que tem de ser um final,fechado com chave de ouro e com muito coração!


Em Abril com o lançamento de “Being Nikki” (Sendo Nikki em tradução livre) farei uma resenha sobre o segundo livro e um resumo do primeiro livro.Não percam!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A MENTIRA

A Mentira


Sinopse

A estudante Olive Penderghast (Emma Stone) encontra-se vítima de seu próprio "boato", quando ela mente para sua melhor amiga, Rhiannon (Alyson Michalka) sobre um encontro de fim de semana com um calouro da faculdade. O boato sobre a promiscuidade de Olive rapidamente se espalha e, para sua surpresa, ela acolhe favoravelmente a atenção. Quando ela concorda em ajudar um amigo, que sofre com bullying, fingindo dormir com ele, sua imagem se degrada rapidamente para um estado mais sensual e seu mundo começa a ficar fora de controle.

Lançamento:Livro: Diário de John Winchester

Book Trailer TORMENT - Lauren Kate

Resenha do livro Halo - Alexandra Adornetto


Informações:

Titulo: Halo

Titulo Original: Halo

Autora: Alexandra Adornetto

Gênero: Juvenil

Tipo: Romance/Ficção/Aventura

Nota: 10

Numero de Paginas: 472

Editora: Agir

Sinopse:

Nada de mais acontece na pacata Venus Cove, até o dia em que três anjos, Gabriel, Ivy e Bethany, são envia­dos do Céu para proteger o lugar contra forças obs­curas que começam a Surgir.

Disfarçados como irmãos, eles tentam levar uma vida co­mum. Gabriel torna-se professor na mesma escola à qual Bethany - a caçula - é enviada para estudar. Mas Beth, atrapalhada em sua inexperiência como ser humano, apai­xona-se por Xavier Woods, o belo representante da escola. Uma situação que não só poderá comprometer sua exis­tência como anjo, mas, principalmente, sua verdadeira missão. E tudo ficará ainda mais confuso para Beth quan­do um garoto charmoso, sedutor e mortal chegar à cidade.

Eles terão de dar duro para ocultar sua verdadeira identida­de e, acima de tudo, suas asas.



Resenha:

Nos últimos tempos andei lendo incansavelmente, e isso me deixou um tanto... Como eu poderia colocar... Ah, como diz a Vanessa (do Blog Nerdsleitores) “Fiquei com uma baita ressaca literária”, então, fiquei sem ler NADA, por, acredite, duras 24 horas. Quando às 24 horas se forão comecei a ler Halo no dia 25, na verdade 26(por que comecei as 2 da madrugada) de dezembro.

As coisas que me chamaram atenção em “Halo” forão: A capa, linda, linda, linda. A autora, que escreveu o livro aos 17 anos (agora ela tem 18), é muito talentosa e conseguiu com um grande êxito misturar religião de uma forma pouco comum, toda vez que se menciona Deus, é algo muito doce e respeitoso, não é agressivo e pregatorio, mesmo euzinha não deixei de duvidar e refletir sobre a sua existência e com propriedade digo: Alexandra Adornetto consegui me arrancar um 10!Sim, Halo se tornou um dos meus livros favoritos, do lado de “A Hospedeira” de Stephenie Meyer, ”O Estranho Caso do Cachorro Morto” de Mark Handdon, ”O Morro dos ventos uivantes”de Emily Brontë e outros que no momento não vou citar....

Em Halo a anjinha Bethany se apaixona por um humano(lindo)chamado Xavier Woods e eles tem de enfrentar tudo e todos para manter esse romance...Halo tem uma pureza e uma delicadeza que eu não via desde A Hospedeira.

Tem tanta coisa boa que não sei se consigo expressar com palavras, talvez com um grito?

Bom,quando pedi Halo eu tinha certeza de que era um livro só,mas agora sei que é uma serie,mesmo assim amei.Hoje em dia é difícil existir um livro que não seja em serie,e não sei por que ainda me surpreendo,mas como dizem “O que é bom sempre tem gostinho de quero mais”.

Você gosta de anjos?

Romance?

Ação e aventura?

Um mocinho fodástico?

Uma mocinha confusa e angelical?

Um lindo arcanjo compenetrado e taciturno?

Se sim. Você vai amar Halo, não, você vai se apaixonar por Halo!

Resenha de Terra de Sombras (Shadowland)


Informações:

Autora: Alyson Noel

Editora: Intrínseca

Gênero: Juvenil/adulto (YA)

Nota: 7

Numero de paginas: 280

Sinopse:

Ever e Damen atravessaram diversas vidas e enfrentaram os mais terríveis inimigos com um só objetivo: ficar eter­namente juntos. E quando esse sonho está ao alcance das mãos, um poderoso feitiço cai sobre Damen. Agora, para ele simplesmente tocá-Ia ou encostar os lábios nos dela significaria a morte; o exílio definitivo em uma terra de sombras.

Desesperada por livrá-Io da maldição, Ever mergulha de corpo e alma na magia e encontra uma ajuda inesperada: um surfista chamado Jude. Apesar da profunda lealdade a Damen, é inevitável que ela se sinta-atraída por esse garoto estranhamente familiar, de olhos verdes, dons mágicos e passado misterioso.

Ever sempre acreditou que Damen fosse seu destino – mas, e se o futuro tiver reservado outros planos? Com Jude cada vez pró­ximo, pela primeira vez em séculos esse amor é posto a prova.



Resenha:

(Contem Spoilers)


Ganhei meu livro Terra de Sombras no dia 7 de Dezembro, mas só resolvi ler no dia 12, pois, estava lendo “Nocaute” do escritor Eddie Muller (por acaso, é um maravilhoso romance policial). Bom, quando me propus a lê-lo simplesmente não parei,foi uma compulsão, ou com Edward Cullen diz: Entrei em Frenesi!!!

Terminei Terra de Sombras em 2 dias e agora, estou aqui para fazer uma resenha, acho que já estou fazendo né?

Terra de Sombras segue a mesma linha mística dos outros 2 volumes, mas não obstante com a mesmice ele aborda temas antes não muito explorados, temas estes como: O carma, A magia, Bruxas de Salém, Wicca e, como tema (imortalidade, espiritual e corporal) nos mostra uma parte do passado ao qual não tínhamos acesso, como por exemplo, o fato de Damen não ter sido o único amor das muitas reencarnações de Ever, um segredo que é revelado de forma gradual... Jude, um sexy e misterioso surfista da Califórnia é a reencarnação do homem que sempre esteve com Ever antes de Damen aparecer.

Damen não foi o único amor de Ever: “Eu em todas as minhas versões: uma humilde empregada parisiense, garota mimada da sociedade londrina, a filha de um puritano; e Jude sempre ao meu lado: um cavalariço francês, um conde inglês, um companheiro de paróquia. Cada um de nós diferente, transformado, embora os olhos sejam iguais”.

Neste livro Damen fica chato, ele não para de falar que o que aconteceu com ele (a Ever ter dado um elixir contaminado, eles nunca poderem ficar juntos, o Roman. A Drina etc) é culpa do carma e ficamos nesta de “carma, carma, carma, carma, carma” o Damen fica um tanto obsessivo com O CARMA!!!A Ever fica doente procurando uma cura para Damen.

A tia de Ever, Sabine, fica no pé dela para ela conseguir um emprego nas férias, mas ela se vê muito ocupada e por sorte e conveniência começa a trabalhar na loja (Mística e Raio de Luar) do Jude que é “neto” da Lina, é lá que ela encontra escondido, sobre o fundo falso de uma gaveta, o “Livro das Sombras” um dos mais perigos e poderosos livros de magia, este aborda muitos campos: Magia negra, wicca, magia branca etc...

Já contei demais, já contei demais... Agora fica por conta de vocês eu não vou mais bombardeá-los com tantos spoilers, mas eu tenho que dizer: AMO A SERIE OS IMORTAIS, pois sempre me surpreende, sempre com uma narrativa muito diferente (o livro é escrito em primeira pessoa no presente), com nós que se desenrolam formando mais nós e mais pano pra manga (se é que em entendem).

Indico esta serie, pois sei que vão se apaixonar, tem gente que fala que é copia de Crepúsculo, e comprei este livro para ver se era verdade e acredite é tolamente DIFERENTE, começando pelo fado de Damen ser pelo menos 500 anos mais velho que Ed.Cullen e que não tem vampiro nenhum na trama, apenas imortais e almas perdidas. Então, agora é a sua vez, me diga o que achou, me conte se já leu,se gostou ou não.Participe da enquête que tem ai do lado e também participe me mandando tweets no @blogtintapink ou @babiever contando o que achou do blog,dicas,sugestões ou apenas me siga que eu te sigo de volta e não se esqueça estou sempre aberta a novas sugestões sobre livros,temas para novas matérias e...Bom,pinte o que quiser...Aqui você é a tinta do meu pincel.



Tinta Pink Follow: @blogtintapink

Listas 1

OIE!!!

Bom, pra começar aqui estou eu, tentando fazer uma boa abertura para esta postagem, mas como sempre já comecei né?

Estou aqui hoje para fazer listas, sim listas, de filmes, livros musica etc. Espero que gostem, pois, adoro fazer listas...



Pra começar vou atender aos tweets que me mandaram e farei uma lista dos meus livros favoritos, mas como não posso calcular se gosto mais ou menos de um ou de outro não vou numerar, apenas irei citá-los:

O Morro dos Ventos Uivastes - Emily Brontë(ed.Lua de Papel)





O Morro dos Ventos Uivastes:

É um dos meus mais amados livros, sou totalmente apaixonada por ele, toda a historia me encantou e logo nos primeiros capítulos se tornou,se não o meu favorito,um dos meus livros favoritos de todos os tempos,este,eu indico com todo o meu coração,acho que quem gosta de romance e uma boa historia com um final maravilhoso que nos ensina sobre lições morais como por exemplo:A vingança não nos leva a lugar algum ,cito pelo triste exemplo de Heatclif.Vocês vão ama-lo.Indico o livro O Morro dos Ventos Uivastes para VOCÊ!

A Hospedeira - Stephanie Meyer (ed.Intrínseca)




A Hospedeira:

Sou apaixonada por ficção – cientifica, serio mesmo, e quando comecei a ler este livro fiquei pasma, a historia é totalmente diferente do estereotipo, com um ar de inocência e me apaixonei por Ian, ele e seus doces olhos azuis e seu jeito como tratava a Peregrina ou Peg. Tudo em A Hospedeira me fez coloca-lo no lugar mais alto da minha lista de Favoritos, pois, este é tão bom quanto O Morro dos ventos uivastes e é por isso que não é fácil enumerar.

O que mais gostei foi a riqueza de detalhes que o livro apresenta, o livro é uma loucura!Como a Steph conseguiu encaixar dentro de uma pessoa dois seres totalmente diferentes?A forte e decidida Melanie e, a frágil e doce Peg que é a coisa mais fofa que eu já vi (ou li).E o caminhar da historia é um deleite,muito refinada,cada acontecimento é um Bum!Para o leitor, cada cena é muito bem escrita e me atrevo a dizer que não deixou a desejar, pois os fãs de Crepúsculo certamente não se decepcionaram,ao menos eu não me decepcionei,acho este até melhor que Crepúsculo.

Por fim, ao terminar de lê-lo desejei que houvesse uma continuação, e dizem por ai que sim, realmente existe bom, é o que dizem, mas nada com fontes seguras: The Host (A Hospedeira), The Soul (A Alma) e The Seeker (A Buscadora), mas não fiquem muito animados, é bem capaz de ser apenas um boato!


Os imortais-Alyson Noël (ed. Intrínseca).



Os Imortais:

A serie Os Imortais foi um encontro e desencontro. Deixa-me me explicar:

Eu tinha 25 Reais, e esse dinheiro era para comprar o livro: Feios (de Scott Westerfeld),quando cheguei à Saraiva o livro estava por 35 reais,então, fui à “lojas Americanas” e encontrei Para Sempre (primeiro volume da serie Os Imortais) e Lua Azul (segundo volume),cada um por 20 reais,então abri mão de 40 reais e comprei os 2 de uma só vez.

Mas depois que comecei à ler não parei e me apaixonei e acho que foi parte do meu destino este livro entrar na minha vida,foi parte do meu destino “Feios” estar mais caro para assim eu poder mudar de idéia e ir ate a Lojas Americanas para encontrar outra serie,e então não me arrependi de ter comprado essa serie a esmo,pois desde que Os Imortais entraram não minha vida eu descobri que simplesmente amo o estilo gato bronzeado.

Bom, eu indico este livro com toda minha alma de leitora compulsiva, e espero que quem ainda não leu leia!Quem leu comente e diga o que achou!


Noite Eterna (ed. Planeta).



Serie Noite Eterna:

Esta é uma serie de vampiros, mas a historia de como eu a conheci é bem legal: Minha mãe é minha maior incentivadora/fornecedora mensal de livros, e ela AMA o tema VAMPIROS, então ela queria muuuito o livro Amante Eterno (Serie Irmandade da Adaga Negra), mas confundiu e acabou comprando Noite Eterna,que era o livro que EU queria desde que lançou,então depois de me trazer o Noite Eterna ela:”putz!Eu confundi,era Amante Eterno né?”-eu ri,e ela deu de ombros e disse”depois eu compro”.E ficamos lá rindo da bobeira dela.

A historia é muito envolvente fala sobre (A partir daqui tem um spoiler que com certeza vai tirar a graça de quem não leu) uma quase vampira (Bianca) que se apaixona por um caçador de vampiros (da Cruz negra) (Lucas).

Eu amo esta serie e tem gente que fala que é copia de Twilight, mas eu digo que não tem nada a ver, bom, a não ser o lance dos Vamps, mas de resto a historia tem alma e estilo próprio!


Serie Garota Americana-Meg Cabot(ed.Galera Record)




Serie Garota Americana:

Aimeudeus!Eu amo de paixão os livros da Meg, e a serie Garota Americana, foi um dos primeiros livros que eu li dela, e sabe de uma coisa?EU AMO!

A Meg tem um Feeling para escrever bons livros, acho que ela já deve ter mais de 40 títulos publicados, mas estamos falando da serie Garota Americana.

Sam é uma garota que salva o presidente dos estados unidos e vê sua vida mudada, ela é super apaixonada pelo namorado da irmã Lucy (o Jack) e depois ela meio que começa a sentir “coisas” pelo David (o filho do presidente), no segundo livro (Quase Pronta) ela fica surtada achando que o David quer sexo, e, bom, eu prefiro o primeiro, mas acho divertidas as loucuras do segundo.

Eu gosto do ar leve e “normal” que o livro tem, não é aquela loucura psicodélica (que eu amo) dos livros de vampiros (lobisomens, fantasmas etc.), nos livros da Meg você passa a ler coisas que poderiam acontecer de fato, sem contar “Cabeça de Vento” e “A Mediadora” que são livros meio fantasiosos, para finalizar eu indico esta serie pra quem estiver muito saturado de literatura fantástica e quiser umas boas risadas, é um livro descontraído que te faz pensar “Nossa! Isso poderia acontecer comigo”.



Serie Gossip Girl(ed.Record)




Serie Gossip Girl:

Eu amo GG, já sou apaixonada pela serie de TV, e pelos livros sou muito mais, minha personagem favorita é a Blair, na serie de TV e na de livros. Tem muita coisa que mudaram na serie, como por exemplo, o fato de a Jane (do livro) não ser bonita nem alta nem ter um corpo de modelo como a Taylor Momsen, pois, no livro a Jane é Baixinha e peituda (e feia, bom é isso que a Blair sempre repete), mas não é só isso, o Dan FUMA e é FEIO (eu não acho o Dan da serie de TV muito diferente, eu não o acho bonito), mas tem o fato alarmante de o meu amor Chuck Bass não aparecer muito nos livros e o fato de ele não ser o endless love da Blair, gosto muito do estilo e os detalhes do livro é tudo muito bem escrito e às vezes me sinto culpada por querer saber dos podres dos personagens, este livro nos desperta o fofoqueiro que há dentro de cada um. Eu super indico!



Eu tenho muitos favoritos, tantos que não caberiam aqui, tantos que não caberiam em um livro (ou sim),mas não consigo puxar na memória todos então vou citar mais alguns:


Tema: Vampiros



Saga Crepúsculo
Academia de Vampiros
A Irmandade da adaga Negra
Vampiros em Dallas
Diários do Vampiro
House of Night
Etc...


Tema: Fantasia e outros


Trilogia Millennium (AMO!)
Fallen
Cidade dos ossos
O mundo de Sofia
Diário da Princesa
Etc...


Espero que tenham gostado desta lista de livros, logo logo farei outras listas de filmes e... Quem sabe, esperem e verão.

28 DICAS PARA ESCREVER BEM

1. Vc. Deve evitar abrev., etc.

2. Desnecessário faz-se empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado, segundo deve ser

do conhecimento inexorável dos copidesques. Tal prática advém de esmero excessivo que beira

o exibicionismo narcisístico.

3. Anule aliterações altamente abusivas.

4. “não esqueça das maiúsculas”, como já dizia dona loreta, professora lá no colégio alexandre de

gusmão, no ipiranga.

5. Evite lugares-comuns assim como o diabo foge da cruz.

6. Uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.

7. Estrangeirismo estão out; palavras de origem portuguesa estão in.

8. Chute o balde no emprego de gíria, mesmo que sejam maneiras, ligado?

9. Palavras de baixo calão podem transformar seu texto numa m?r?d?.

10. Nunca generalize: generalizar, em todas as situações, sempre é um erro.

11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da

palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra

repetida.

12. Não abuse das citações. Como costuma dizer meu amigo: “Quem cita os outros não tem idéias

próprias”.

13. Frases incompletas podem causar

14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta

mencionar cada argumento uma só vez. Em outras palavras, não fique repetindo a mesma idéia.

15. Seja mais ou menos específico.

16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!

17. A voz passiva deve ser evitada.

18. Use a pontuação corretamente o ponto e a vírgula especialmente será que ninguém sabe usar o

sinal de interrogação

19. Quem precisa de perguntas retóricas?

20. Conforme recomenda a A. G. O. P., nunca use siglas desconhecidas.

21. Exagerar é cem bilhões de vezes pior do que a moderação.

22. Evite mesóclises. Repita comigo: “mesóclises: evitá-las-ei!

23. Analogias na escrita são úteis quanto chifres numa galinha.

24. Não abuse das exclamações! Nunca! Seu texto fica horrível!

25. Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão de idéia contida nelas,

e, concomitantemente, por conterem mais de uma idéia central, o que nem sempre torna o seu

conteúdo acessível, forçando, desta forma, o pobre leitor a separá-la em seus componentes

diversos, de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do

processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.

26. Coidado com há hortografia, para não estrupar a língüa portugêza.

27. ESCREVER SEMPRE COM LETRAS MAÍSCULAS DEIXA SEU TEXTO COM UMA

APARÊNCIA TERRÍVEL.

28. Seja incisivo e coerente, ou não.

Créditos: Professor Eduardo da Rocha ( profedurocha@terra.com.br ) & FAATESP ( Faculdade de Tecnologia Álvares de Azevedo )

Tecnologia do Blogger.