Mostrando postagens com marcador Distópico. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Distópico. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Resenha: Sague Quente - Isaac Marion

Sinopse: 
R é um jovem vivendo uma crise existencial - ele é um zumbi. Perambula por uma América destruída pela guerra, colapso social e a fome voraz de seus companheiros mortos-vivos, mas ele busca mais do que sangue e cérebros. Ele consegue pronunciar apenas algumas sílabas, mas ele é profundo, cheio de pensamentos e saudade. Não tem recordações, nem identidade, nem pulso, mas ele tem sonhos. Após vivenciar as memórias de um adolescente enquanto devorava seu cérebro, R faz uma escolha inesperada, que começa com uma relação tensa, desajeitada e estranhamente doce com a namorada de sua vítima. Julie é uma explosão de cores na paisagem triste e cinzenta que envolve a "vida" de R e sua decisão de protegê-la irá transformar não só ele, mas também seus companheiros mortos-vivos, e talvez o mundo inteiro. Assustador, engraçado e surpreendentemente comovente, Sangue Quente fala sobre estar vivo, estando morto, e a tênue linha que os separa. 

Resenha:
Sangue Quente pra mim foi uma grande e maravilhosa surpresa.Bom, mas vamos começar do começo né?

Nunca tinha ouvido falar de Sangue Quente, até que li a resenha desse livro no Burn Book, então eu fiquei muito animada pra ler.MUITO animada mesmo.

Primeiro eu comprei ele por mais ou menos 23 reais, mas dei de presente T-T aí eu encontrei ele por 9,90 e bati o martelo "ele seria meu".

Pois bem, assim que ele chegou comecei a ler, e olha, ME APAIXONEI!O livro é ótimo, é extremamente reflexivo e devo adicionar, super original.Aí, queridos leitores ,vocês me perguntam: "zumbis Babi?Isso é original?", e eu respondo: "TOTALMENTE".

Sim, foi uma surpresa um livro sobre zumbis devoradores de cérebro ser algo tãaaaao original, claro, tem alguns clichês, mas não por parte de ser um zumbi ou uma trama sobre isso, mas sobre a garota, sobre o zumbi, sobre alguns fatos, mas os fatos (não vou contar pois é spoiler) são solucionados de forma madura e aí sim, TOTALMENTE original.

R é um zumbi.Ele mora em um aeroporto e como todos os zumbis não se lembra de seu passado, seu nome, ele só lembra a primeira letra, como M seu melhor amigo, também zumbi.
R vive no piloto automático, mata pra "sobreviver", come cérebros, o que, pelo que entendi dá um certo barato (vai entender), cérebros são iguarias.
Um dia em uma de suas incursões a procura de vivos ele conhece Julie, e sua vida(morte) muda, ele faz o contrario do que se espera, ele não a devora, ele, R, o Zumbi, é tomado pelo desejo de proteger Julie.Ele se sente obrigado a isso, e Julie se torna sua vida, parte dela, a mais importante.
Não vou contar mais do que isso.

Somos apresentados a um cenário de fim de mundo, onde a população de zumbis é maior do que a de seres humanos (os vivos).Gosto de livros com essa temática, gosto de livros onde podemos refletir sobre nossas ações.É, mesmo depois de terminar o livro, eu fiquei pensando na historia, mesmo agora, eu penso em tudo o que vivi com R, um zumbi que redefiniu o termo "morto-vivo" e Julie, uma garota que é tão forte quanto emocionalmente frágil,e madura, sim, não somos apresentados ao mesmo tipo chato de mocinha imatura e clichê, não, Julie não é a virgenzinha assustada, NÃO!, Julie é uma garota forte, que sabe como agir e não se apavorou em muitas situações que muitos caras teriam um belo pit srsrsrs

Gostei da forma que a sociedade dos zumbis é organizada, no aeroporto eles tem "famílias", escola, e pode parecer loucura, ah é loucura sim, mas essa sociedade faz sentido.Mesmo sendo uma coisa muito podre, eles, mesmo não se lembrando de suas vidas humanas, são naturalmente inclinados a formar uma sociedade.Até o zumbis vivem em sociedade.
Então eu recomendo muuuuito pra quem quer fugir do clichê e ao mesmo tempo quer um pouco de clichê.Não fui clara?Bom, acho que não consigo ser totalmente clara falando de um livro maravilhoso como esse.

Minha dica é: não perca tempo, leia esse livro.

Bom, dica dada, vamos aos  adendos:

A leitura não é cansativa, é cheio de ação, muita ação, sangue, sentimentos S2
Quando comecei a ler vi uma ENORME semelhança com o livro A Hospedeira "por que?" bom, por que o livro é simplesmente muito parecido, por que um certo personagem fala com R, DENTRO DA CABEÇA DELE, ele , como um zumbi comedor de cérebros (que por acaso não se lembra do seu passado, ou mesmo do seu nome), quando come cérebros capta as memorias contidas no orgão O.o eu sei é meio non-sense, mas faz sentido, ao menos no contexto.

Então, haters da tia Meyer, não me crucifiquem, quem leu A Hospedeira na certa vai encontrar essa semelhança, ou não.
“Nao sou um general, coronel ou instrutor de cidades, sou apenas um defunto que não quer ser um defunto.” – Página 221

Não sei se sou eu ou mais pessoas perceberam, mas eu senti, de verdade, um ar de conto de fadas no livro, talvez uma mistura de pinoquio ou neste caso diríamos "R o zumbi que queria ser gente", ou "voltar a ser", enfim, e tem um encantamento todo próprio de coisas da Disney, sério, Sangue Quente pode muito bem ser um conto daqueles que vemos nos filmes da Disney, claro, não sendo hipócrita, o livro tem sexo, um pouco.

Os direitos de filmagem deste livro foram vendidos para a Summitt (mesma de Crepúsculo), e em brever estará nos cinemas.

Enfim, gostei da leitura, se tornou um dos meus livros favoritos, e estou ansiosa pra assistir ao filme.

Book Trailer:
Informações:
Título do livro: Sangue Quente
Autor: Isaac Marion
Editora: LeYa
Lançamento: 2011
Páginas: 256


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Resenha: Feios - Scott Westerfeld

Olá leitores, hoje trago uma resenha que encontrei perdida em meus arquivos, bom, faz tempo que li esse livro e já tinha escrito a resenha, mas por alguma razão eu não postei...Espero que gostem:



Informações:
Titulo: Feios
Titulo Original: Uglies
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Gênero: Juvenil/adulto (YA)
Nota: 9
Numero de páginas: 415
Serie: Feios
Tema: Ficção Cientifica
Tipo: ficção/aventura (literatura fantástica)
Volume: 01

Sinopse:
Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.

Resenha:
Um dos melhores livros que li este ano...

Sei que muita gente não gostou de “feios”, mas eu simplesmente amei. Tudo neste livro me encantou. As metáforas e liçoes subliminares, exatamente tudo neste livro tornou a leitura deliciosa e fluida.
    Após a leitura pensei “COMO é que vou escrever uma resenha decente, que faça jus a tudo que eu li?”. Pois é... Escrever essa resenha, de um livro tão maravilhoso, não está sendo fácil, por isso vou contar por partes:

O Enredo:
Foi o que mais me chamou a atençao, pois é contado em terceira pessoa de uma forma tão intima quanto a primeira pessoa poderia ser.
É ricamente detalhada, pude imaginar cada pedacinho mínimo do texto e não me cansar, ao menos pra mim, a leitura não foi nem um pouco cansativa, foi agitada cheia de ação e eu me senti no meio do fogo cruzado, sentindo o que Tally sentia a culpa e o choque com as descobertas.

Westerfeld escreve de uma forma envolvente...

Os personagens:
Muito bem trabalhados.
É tão gostoso ler um livro onde voce sente a profundidade dos personagens, por exemplo, Tally é uma feia, ela quer ser perfeita e acredita na ideia de que um mundo de pessoas perfeitas é melhor. Shay é seu extremo oposto, ela acredita que a operação só a transformaria em alguem que ela não é...
Peris é o melhor amigo de Tally, ao longo da trama (antes da tranformaçao) eu realmente gostei dele, mas quando ele passou pela operação fiquei irritada com seu “amadurecimento”, mas acho que ele terá um papel mais importante no proximo livro.

Existem personagens que só de serem mencionados seria spoiler então, mesmo me roendo pra contar sobre eles irei me abster.
Em suma...

O livro irá agradar aos, assim como eu,amantes de ficção cientifica e afins...
A ideia de romper o preconceito tornando o mundo “perfeito” é algo que nunca me passou pela cabeça, por que, querendo ou não, com as tecnologias que estamos desenvolvendo e os avanços genéticos será apenas questão de tempo para que o nosso mundo se torne uma futura “Nova Perfeição...”.

A sociedade decidir o que você faz ou deixa de fazer com o próprio corpo me deixou sufocada, quando a equipe de Especiais (incrivelmente belos e incrivelmente cruéis) “interroga” a Tally... Senti o medo, “terrivelmente belos”... Por alguma razão, penso nos Perfeitos como se fossem aliens...

A gama de sentimentos... Não achei a historia superficial, ou mal escrita como vi muitos blogs dizendo em suas resenhas. Achei incrível, o final me deixou insaciável e pretendo ler “Perfeitos” e “Especiais” ainda esse ano.
A trama é muito bem desenvolvida, algumas vezes eu pensei “vou ler só mais esse capitulo e depois vou parar”, mas nisso eu acabava lendo mais um e mais outro e quando vi já acabei o livro...

Mil vezes recomendo esse livro!
E para você que quer saber como foi minha leitura na integra é só clicar aqui e ler meu histórico de leitura no Skoob...

sábado, 10 de setembro de 2011

Livros No Mundo #5 livro "Glow" a nova febre?


Olá leitores, hoje trago um livro que promete ser a nova febre e é...tan tan taaaan DISTÓPICO!Eu sei que vocês estão cansados de me ouvir falar deste gênero literario, mas admitam, todos especialmente eu estão enfim se rendendo né?
Hoje venho apresentar o livro GLOW:
(como a sinopse é meio dificil de traduzir eu vou deixar assim mesmo, mas vou explicar um pouco do livro ok?)

Sinopse:
What if you were bound for a new world, about to pledge your life to someone you'd been promised to since birth, and one unexpected violent attack made survival—not love—the issue? Out in the murky nebula lurks an unseen enemy: the New Horizon. On its way to populate a distant planet in the wake of Earth's collapse, the ship's crew has been unable to conceive a generation to continue its mission. They need young girls desperately, or their zealous leader's efforts will fail. Onboard their sister ship, the Empyrean, the unsuspecting families don't know an attack is being mounted that could claim the most important among them... Fifteen-year-old Waverly is part of the first generation to be successfully conceived in deep space; she was born on the Empyrean, and the large farming vessel is all she knows. Her concerns are those of any teenager—until Kieran Alden proposes to her. The handsome captain-to-be has everything Waverly could ever want in a husband, and with the pressure to start having children, everyone is sure he's the best choice. Except for Waverly, who wants more from life than marriage—and is secretly intrigued by the shy, darkly brilliant Seth. But when the Empyrean faces sudden attack by their assumed allies, they quickly find out that the enemies aren't all from the outside. Glow is the most riveting series debut since The Hunger Games, and promises to thrill and challenge readers of all ages.
________________

Todos conhecem a historia de Destino (matched), certo?Então, transporte essa realidade para o espaço, essa seria a historia de Glow, com, é claro, alguns toques um tanto complexos e muito originais, este livrro foi comparado ao sucesso (também distópico) The Hunger Games, mas vejo muito mais semelhanças com a historia de Destino do que com a de Jogos Vorazes.

Glow se passa no espaço, pelo que pude entender, as pessoas vivem em naves, mas não é fácil ter filhos no espaço e precisam de jovens para continuar o legado...
A personagem principal é Waverly, uma garota de 15 anos que nasceu na nave Empyrean ,ela faz parte da primeira geração que foi concebida com sucesso no espaço, e tem as mesmas preocupações de qualquer adolescente da sua idade ,agora vem a parte matched da historia, Kieran Alden o lindo tudo-de-bom capitão propõe a ela que se casem, e com toda a pressão para que tenha filhos logo (o que no espaço é algo muito esperado) ela se vê dividida entre o homem que todos querem para ela e o tímido Seth, que até o momento é uma surpresa.Bom, isso é em parte a estoria de Glow, e mesmo que a sinopse não diga muito EU AINDA NÃO LI, então não posso dizer se é bom ou ruim, se é bem escrito ou não, mas parece ter um toque de Star Wars por ter guerras intergaláticas e boas reviravoltas... 

A capa do livro é divina, e é sempre bom trazer para vocês, queridos leitores, o que rola de novo e HOT na gringa!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Resenha: O Doador - Lois Lowry

Informações:
Título Original: The Giver
Tradução: Maria Luiza Newlands
Páginas: 192
Formato: 14 x 21 cm
Peso: 220 g
Nota: 10
Acabamento: Brochura
ISBN: 9788599296448


Sinopse:
Com mais de cinco milhões de livros vendidos no mundo, O Doador é uma fascinante história de transformação e coragem ambientada num futuro distante.
Ganhadora de vários prêmios, a autora Lois Lowry constrói um mundo aparentemente ideal: não existe dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não existe amor, desejo ou alegria genuína.
Os habitantes da pequena comunidade, satisfeitos com suas vidas ordenadas, pacatas e estáveis, conhecem apenas o agora – o passado e todas as lembranças do antigo mundo foram apagados de suas mentes.
Uma única pessoa, o Doador, é responsável por ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis.
Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de tornar-se o próximo Doador. Ele é avisado de que será um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz idéia de que seu mundo nunca mais será o mesmo.
Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.
Ganhador da Medalha John Newbery por sua significativa contribuição à literatura juvenil, este livro tem a rara virtude de contar uma história cheia de suspense, que prende os leitores pelo drama de seu personagem central, e ainda provocar profundas reflexões em pessoas de todas as idades.

Resenha:

Escrever sobre o livro "O Doador", uma obra tão maravilhosa e complexa, é difícil, eu li o livro em um dia, faz algumas semanas e quando tentei escrever sobre ele, simplesmente NADA saia, eu não consegui colocar em palavras o que o livro representou, e creio que nem agora estou conseguindo, é complicado, sei disso, quando um livro mexe com você e foi significativo,especial ,palavras não conseguirão descreve-lo e isto está se passando comigo, sentada aqui, neste exato momento escrevendo minha opinião...

O livro conta a historia do garoto Jonas, ele é especial, foi escolhido como o próximo portador de memorias, memorias de um mundo diferente do seu, de uma realidade diferente da sua e memorias de sentimentos, por que amor não é algo preciso e nesta sociedade há algo chamado "precisão de linguagem", o amor não pode ser explicado, logo não é algo real, logo não existe...

É complicado explicar todas as regras desta utopia, é um mundo diferente, eu poderia compará-lo aos livros "Destino", "Feios" , "Jogos Vorazes" e "Delirium"...E posso explicar o por que, porque se trata de uma distópia, uma total ficção, regras não aplicadas ao nosso mundo, tecnologia nunca pensada, pensamento e sociedade controlada, não que sejamos seres totalmente livres, ainda assim somos parte de uma sociedade que ao longo do tempo nos apresenta novas regras...Mas neste mundo, no mundo que a polêmica escritora Lois Lowry criou ,não existe dor, não existe sofrimento, não existe injustiça, não existe preconceito, não existe amor...E não existe escolha, a sociedade escolhe por você.

O livro foi lançado na década de 90, quando o tema não era explorado tão livremente como nos dias de hoje, então vocês podem imaginar como foi polêmico. O livro foi compartilhado nas escolas, depois banido de lá por ser " muito forte" e passou a ser debatido nas faculdades, estudiosos debatiam sua filosofia intrínseca enquanto o livro polêmico crescia em numero de leitores...

Então, lendo algumas resenhas no Skoob me interessei pela obra, posso dizer que quando lia as resenhas imaginei um livro forte, claro, de fato é, mas não tão complexo, tão vivido tão emocionante a ponto de eu chorar copiosamente, sim leitores, eu chorei muito, chorei em algumas cenas onde eu pensava apenas em como tenho sorte de viver em uma sociedade quase totalmente livre comparada ao distópico do livro...Escolhas, escolhas, escolhas...Não somos nada sem elas, não é mesmo?

Na sociedade de Jonas não existe o amor, pois não é uma sentimento claro, cores, todos são iguais e não há preconceito, sentimentos, morte, sexo,algumas poucas mulheres que são escolhidas para serem mães, uma função pouco valorizada , felicidade, aniversários reais,pois todos completam anos juntos no mesmo dia todo ano,todos vivem de acordo com os valores que são passados culturalmente, com as escolhas que são feitas por eles...

Não é um livro leve como eu pensei que seria, é o tipo de leitura que você não conseguirá lagar até chegar ao triste e confuso final...Calma pessoal!Isso não é spoiler, o final é triste?Sim, claro que é, imaginem uma sociedade dessas, você é uma criança de 12 anos que é escolhida para receptar todas as memorias, memorias de dor-amor-guerra-amor-dor-guerra-morte-morte-amor...Você deseja que seu mundo seja como era antes, testa os outros, testa a si mesmo, testa o amor, e procura um resquício que seja do que o mundo era antes, mas não pode, a sua realidade é esta, você guarda as memorias de um mundo totalmente diferente, de um mundo que não é seu e deve viver com esse peso, deve aguentar o peso do conhecimento em suas costas, nas costas de uma criança que deveria brincar e se desenvolver e não conhecer dor e morte e o mais doloroso, conhecer o amor e não poder tê-lo por quer não é aceitável, é inexplicável, não existe.

Eu gostaria de ser mais clara em relação a tudo que vivenciei, gostaria de falar sobre os pais de Jonas, sobre o próprio Doador, um senhor muito bondoso diga-se de passagem, e gostaria que todos lessem esse livro, de verdade, se eu pudesse eu gostaria de obrigá-los a ler esse livro [risos] por que é MUST READ vocês tem que ler esse livro, eu não poderia descrevê-lo em uma única palavra, não poderia de forma alguma, mas gostaria que vocês compartilhassem esse conhecimento comigo, por que é o tipo de livro inesquecível, que pra mim foi muito especial.

E sabe de uma coisa?Esse livro foi inesquecivel para o ator Jeff Bridges (Bravura Indômita), que leu e se apaixonou pela historia, o melhor: ELE COMPROU OS DIREITOS, sim, ele comprou os direitos para uma possível adaptação cinematografica, estou na torcida para que isso se torne real, pois O Doador é um dos melhores livros que li neste ano, e um dos melhores livros que li na minha vida, e vê-lo nas telonas seria uma grande emoçaõ...

Em suma, eu indico totalmente, é um livro maravilhoso, o final é subjetivo, mas vale muito a pena...indico, mil vezes indicarei essa historia.

Uma otima leitura!

Recomendo!

Tecnologia do Blogger.